VOC - Como transformar informações em dados
Olá!
Na postagem de hoje vamos entender como reescrever a fala do cliente para ajudar no desenvolvimento do VOC.
Quando falamos em reformular a fala do cliente em ternos técnicos, é necessário a coleta de informações a fim de que essa transformação ocorra em dados mensuráveis no VOC. Para isso ocorrer utilizamos o CTQ´s e CTP´s.
Em primeiro lugar o CTQ (Critical to Quality): são as características críticas para a qualidade do produto ou serviço, como por exemplo: Um cliente faz uma reclamação que se refere ao produto ou serviço oferecido, essa informação é transformada em um dado mensurável.
Em segundo lugar o CTP (Critical to Process): são as características críticas para o processo, como por exemplo: Um cliente informa suas necessidade e expectativas relacionadas ao processo de produção e processos administrativo, essas informações são transformadas em dados mensuráveis.
O uso dessa analise da fala do cliente ajuda a tomada de decisão mais agilizada, identificando os problemas chave, podendo assim corrigir falhas em menos tempo.
Até a próxima postagem!!
Comentários