Kaizen Blitz - Etapa 2
Olá na postagem de hoje
vamos dar continuidade no projeto Kaizen Blitz.
Como vimos na postagem
anterior no Projeto Kaizen Blitz, usamos o formato DMAIC;
Vamos lembrar qual a
primeira etapa do DMAIC:
A primeira etapa é o “D” =
DEFINIR, onde escolhemos o projeto e definimos as metas e o escopo do projeto
com clareza.
Agora que já lembramos um
pouco dos conceitos vamos entender o que acontece nessa fase do projeto, essa
primeira etapa do Kaizen Blitz teve a duração de duas semanas.
Onde ocorreram as seguintes
atividades:
- Definição do projeto;
- Escolha dos membros (Total 14 participantes);
- Definir o problema / oportunidade;
- Definir escopo, restrições e suposições;
- Definir metas e datas das próximas atividades;
- Entender a expectativa da gestão para o projeto;
- Fazer o planejamento de todos os recursos necessários;
- Montagem do material didático;
- Reservar a sala onde será aplicado os treinamentos;
- Elaborar carta de convite para os participantes;
- Reunião com gestores;
- Programar lanche, mesas e cadeiras;
- Reunião com os membros do time, após o convite onde
nessa reunião é explicado a função de cada participante.
Gerente
sênior: Deve acompanhar o evento, mas não precisar estar 100%
Dono
do processo: Deve garantir que todos os recursos necessários estejam disponíveis,
o dono do projeto pode ser o gerente do setor ou supervisor.
Deve
acompanhar o evento, mas não precisar estar 100%.
Líder do projeto: Deve
conhecer do processo, e das ferramentas de melhorias onde suas principais atividades
serão: Facilitar o evento ao mesmo tempo que desenvolve as pessoas;
- Administrará as atividades
do Time, garantindo que o time esteja usando as ferramentas adequadas para o
trabalho;
- Ajudará a manter o Foco;
- Ajudará a equipe preparar
o relatório final.
O líder do projeto deve
participar 100% do projeto.
Treinador: responsável por aplicar
todos os treinamentos e dar suporte durante todo o evento.
Membros: (para o projeto
precisamos: Funcionários que fazem a atividade e de setores de atividades
seguinte ou anterior, funcionários de áreas de suporte e administrativo). Todos
devem participar 100% do projeto.
OBS.: No projeto que estou
desenvolvendo tivemos um problema com a disponibilidade de participantes então
tivemos que ajustar a nossa realidade no total temos 10 participantes. Então se
quando você for fazer seu projeto, lembre-se que tem podemos ajustar a realidade
da empresa, não podemos esquecer que funcionários que fazem a atividade devem
participar, sem eles o projeto pode não ter sucesso.
Até a próxima postagem onde
vamos entender a fase 2, que é o M = MEDIR do DMAIC.
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