Kaizen Blitz - Etapa 2


Olá na postagem de hoje vamos dar continuidade no projeto Kaizen Blitz.

Como vimos na postagem anterior no Projeto Kaizen Blitz, usamos o formato DMAIC;

Vamos lembrar qual a primeira etapa do DMAIC:

A primeira etapa é o “D” = DEFINIR, onde escolhemos o projeto e definimos as metas e o escopo do projeto com clareza.

Agora que já lembramos um pouco dos conceitos vamos entender o que acontece nessa fase do projeto, essa primeira etapa do Kaizen Blitz teve a duração de duas semanas.

Onde ocorreram as seguintes atividades:

  1. Definição do projeto;
  2. Escolha dos membros (Total 14 participantes);
  3. Definir o problema / oportunidade;
  4. Definir escopo, restrições e suposições;
  5. Definir metas e datas das próximas atividades;
  6. Entender a expectativa da gestão para o projeto;
  7. Fazer o planejamento de todos os recursos necessários;
  8. Montagem do material didático;
  9. Reservar a sala onde será aplicado os treinamentos;
  10. Elaborar carta de convite para os participantes;
  11. Reunião com gestores;
  12. Programar lanche, mesas e cadeiras;
  13. Reunião com os membros do time, após o convite onde nessa reunião é explicado a função de cada participante.
Gerente sênior: Deve acompanhar o evento, mas não precisar estar 100%
Dono do processo: Deve garantir que todos os recursos necessários estejam disponíveis, o dono do projeto pode ser o gerente do setor ou supervisor.
Deve acompanhar o evento, mas não precisar estar 100%.

            Líder do projeto: Deve conhecer do processo, e das ferramentas de melhorias onde                  suas principais atividades serão: Facilitar o evento ao mesmo tempo que desenvolve as              pessoas;
            - Administrará as atividades do Time, garantindo que o time esteja usando as                              ferramentas adequadas para o trabalho;
           - Ajudará a manter o Foco;
           - Ajudará a equipe preparar o relatório final.
          O líder do projeto deve participar 100% do projeto.

          Treinador: responsável por aplicar todos os treinamentos e dar suporte durante todo o               evento.

           Membros: (para o projeto precisamos: Funcionários que fazem a atividade e de setores             de atividades seguinte ou anterior, funcionários de áreas de suporte e administrativo).                 Todos devem participar 100% do projeto.

OBS.: No projeto que estou desenvolvendo tivemos um problema com a disponibilidade de participantes então tivemos que ajustar a nossa realidade no total temos 10 participantes. Então se quando você for fazer seu projeto, lembre-se que tem podemos ajustar a realidade da empresa, não podemos esquecer que funcionários que fazem a atividade devem participar, sem eles o projeto pode não ter sucesso.


Até a próxima postagem onde vamos entender a fase 2, que é o M = MEDIR do DMAIC.

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