Vamos aprender sobre o ''A" do DMAIC



Olá

Como vimos na postagem anterior cada letra representa um passo a ser feito, assim atingimos os resultados esperados.

Relembrando na postagem anterior aprendemos sobre o “M” do DMAIC.

“M” = MEDIR, onde essa etapa é focada na coleta de dados.

Na postagem de hoje vamos aprender sobre o “A” do DMAIC.

“A” = ANÁLISES

Nesta etapa de ANÁLISE é onde focamos nos cruzamentos estatísticos para determinar se há relações de causa e efeitos.

Nosso objetivo é identificar a causa raiz do problema.

Para facilitar dividimos em 6 etapas:

  1. Análise de causa raiz;
Nesta etapa identificamos as origens dos defeitos, para facilitar essa etapa é indicado fazer um Brainstorm, sobre as possíveis causas, depois é feita uma discussão para redução das hipóteses.
Para validação é feito testes onde são levantadas as verdadeiras causas.

  1. Análise de processo;
Nesta etapa é feito um mapa do processo detalhado, assim é possível ver onde serão aplicadas as melhorias.

  1. Análise de dados;
Nesta fase é hora de validar e verificar os dados, onde neste momento a validação vai ocorrer para identificar os erros de coleta se ocorram ou não.
Na validação é olhado o horário, os locais e os métodos das coletas.
Após a validação é feita a verificação nos padrões dos dados, assim fazendo um levantamento da existência de correlações estatísticas entre os processos.

  1. Análise de recursos;
Os recursos são necessários para se ter um fluxo produtivo consistente, assim nesta etapa tem como objetivo levantar quais os componentes que faltam no processo e assim viabilizá-los.

  1. Análise de Comunicação;
Nesta etapa o objetivo é levantar falhas e problemas no processo causados pela falha de comunicação.

  1. Conclusão.
Na etapa da conclusão é o momento de documentar todas as análises feitas.
Onde os defeitos devem ser levantados e apresentados e uma análise sobre suas consequências relatadas.

Dicas:

  1. Para ter sucesso nesse passo é achar e validar a causa raiz do problema tratado.
  2. Utilize o 5 Porquês é uma ferramenta que vai te ajudar na identificação e validação da causa raiz.
  3. Crie oportunidades de melhorias.
Vamos para algumas ferramentas que podemos utilizar nessa etapa:

  1. 5 Porquês;
  2. Brainstorm;
  3. Diagrama de Dispersão;
  4. Análise de modos de falha e seus efeitos;
  5. Teste de Hipóteses;
  6. Regressão Linear.
Espero que tenha ajudado, na próxima postagem vamos para a próxima letra do DMAIC.

Até a próxima

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