Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2019

KPI o que é?

Imagem
Olá... na postagem de hoje vamos aprender o que é o KPI. Você já deve ter ouvido em algum momento da sua vida essa palavra KPI, hoje vamos entender o que ela significa. Bom vamos lá! KPI é uma sigla em inglês que significa K ey P erformance I ndicator, traduzindo:   Indicador - chave de desempenho. Ele é usado por gestores, pois possibilita avaliar o processo e ajuda nas tomadas de decisões. Você pode encontrar o KPI tanto em número quanto em percentual, tudo depende do seu objetivo, pois eles estão ligados. Existe vários tipos de KPIs, vou mostrar alguns mais importantes: 1-       Indicadores de produtividade -   relacionado à produtividade hora/colaborador, hora/máquina, ou seja, relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados. 2-       Indicadores de qualidade – ajuda a compreender qualquer desvio ou não conformidade durante o processo produtivo. Sua medição é a relação entre o que foi produzido menos os defeitos.

Vídeo diferente sobre estratificação de atividade

Gostaria de compartilhar com vocês esse vídeo, que nos ajuda a ver a estratificação de uma atividade de outra maneira. https://youtu.be/pdhqwbUWf4U Até a próxima.

SIPOC

Imagem
Olá na postagem de hoje quero compartilhar com vocês, sobre a ferramenta chamada SIPOC . O SIPOC é uma ferramenta  utilizada para definir um processo antes de você começar a mapeá-lo, mensurá-lo ou melhorá-lo; pois ela nos fornece uma visão melhor do processo ou atividade. Vamos entender cada letra do SIPOC S uppliers (Fornecedores -  Quem fornece insumos para o processo?) I nputs (Entradas -  Que especificações são colocadas nas entradas?)   P rocess (Processo -  Quem são os verdadeiros clientes   do processo?) O utputs (Saídas -  Quais são os requisitos dos clientes?) C ustomer   (Clientes - Internos ou externos) Vamos aprender a elaborar seu SIPOC 1. Dar um nome ao processo ( use  verbo no infinitivo mais complemento); 2. Determinar as saídas do processo ( As saídas são resultados que o processo produz); 3. Determinar os clientes do processo ( São as pessoas ou processos que recebem as saídas do processo. Pode ser Interno ou externo); 4. Determin