VOC - Cliente Interno e Cliente Externo

 Olá!

Na postagem de hoje vamos entender a diferença entre cliente interno e externo para desenvolver o VOC.

O primeiro passo para o VOC é identificar o seu cliente, seja ele interno ou externo.

Vamos entender a diferença entre eles:

Cliente interno: indivíduo(s) ou área(s) da empresa que recebe o produto ou serviço em estágio intermediário ou como um produto acabado. Geralmente consegue avaliar características do processo.

Cliente externo: indivíduo(s) ou organização(ções) que consome o produto ou serviço oferecido pela empresa. Geralmente consegue avaliar características do produto ou serviço. 

Para desenvolvimento do VOC é preciso capturar informações como ouvir os clientes internos e externos pois ele é de muita importância para o processo. A voz do cliente é essencial em um negócio, porque gera vantagens competitivas, além de permitir que se entenda melhor as suas necessidades e assim, tomar decisões mais informadas e alinhadas, o que garante um maior valor agregado .

Há várias maneiras de capturar  informações para o desenvolvimento do VOC, como a partir de grupos focais, técnicas etnográficas, e a mais comum,a pesquisa online, pois permite uma realização em uma escala maior. 


Até a próxima postagem !!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore CTC

VOC - O que é CCR?

Você sabe o que é Yokoten?